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1.2.3 - Alterar Contrato

Podemos alterar o endereço de um cliente acessando a funcionalidade Modulo Comercial – Clientes – Aba Dados Pessoais – Endereços e clicando no botão de edição conforme exemplo abaixo:

Alterar Endereço

Ao clicar na edição, o sistema irá perguntar se é apenas uma simples edição ou se o cliente realmente mudou de endereço.

Alerta Alterar Endereço

Caso o usuário responda “Sim” o sistema irá apenas salvar a edição do usuário sem abrir nenhum atendimento externo para o cliente.

Se o usuário responder “NÃO” o sistema irá tentar encontre algum contrato vinculado ao endereço, será exibida a mensagem listando os contratos:

Selecionar contrato para alterar Endereço

Você deverá marcar os contratos que terão seu endereço alterado.

important

Se algum contrato for desmarcado nessa lista, o sistema irá automaticamente manter o endereço antigo para o contrato que você desmarcou e criar um novo endereço para o contrato que ficou marcado.

Quando a alteração de endereços identificar um contrato de fibra vinculado. Será necessário ligar o cliente a uma outra saída de caixa no novo endereço informado. Se não houver caixa disponível o sistema irá colocar o contrato em aguardando ampliação.

nota

Antes de realizar todo o processo de alteração de endereços sugerimos Consultar disponibilidade de fibra para o novo endereço. Dessa forma podemos garantir que há fibras disponíveis para o cliente antes de iniciarmos todo o processo.

Caso haja fibra disponível o sistema irá solicitar a seleção de caixa – saída conforme exemplo abaixo:

Escolha de Caixa

Ao confirmar a alteração de endereços, o sistema irá apresentar uma janela para selecionar se deve ser gerado cobrança pela mudança de endereço.

Serviço de Alteração de Endereço

nota

O valor da alteração de contrato e o número máximo de parcelas são definidos pela regra de negócios e pela política comercial da empresa.

Se for necessário aplicar algum desconto sobre o valor ou aumentar o número de parcelas, a solicitação deverá ser feita pelo GESTOR COMERCIAL diretamente ao SETOR FINANCEIRO para que seja lançado os valores.

Quando for realizada uma alteração de endereço e marcar a opção para cobrar serviço o sistema irá lançar esse serviço adicional com status PREVISTA, ou seja, vai existir uma previsão para a cobrança, mas não uma cobrança real.

Cobrança Prevista

A cobrança real será feita somente se os seguintes passos foram executados:

  • O técnico concluiu com sucesso a visita técnica e confirmou que o serviço deverá ser cobrado

Ao realizar o fechamento da visita técnica a cobrança será alterada de PREVISTA para PENDENTE.

Cobrança Pendente

  • O financeiro confirmou a execução do serviço e o lançamento da cobrança do valor para o próximo faturamento do cliente. Quando o financeiro confirma o status da cobrança é alterado de PENDENTE para CONFIRMADA, e ocorre o lançamento do desconto no cadastro do cliente para ser processado no próximo faturamento.
dica

Sem querer, marquei para NÃO cobrar a alteração de endereço, mas ela é devida. Ou era para NÃO cobrar e marquei para COBRAR. Como corrigir?

Nesse caso você deverá lançar ou cancelar o serviço no cadastro de clientes – Dados financeiros serviços adicionais.

Caso o colaborador simplesmente informe que não irá cobrar o serviço do cliente no ato da solicitação, essa informação ficará salva para consultas futuras no painel das cobranças adicionais do financeiro como rejeitada. Veja:

Cobrança Rejeitada

Após inserir as informações de cobrança o sistema irá iniciar o processo de agendamento da visita técnica de alteração de endereço.

Agendar Alteracao Endereço

  • Se clicar na opção CANCEL o sistema irá abrir um atendimento do tipo alteração de endereço que ficará PENDENTE na sua fila de atendimentos até que você ou alguém do seu setor de algum tratamento para o atendimento.

  • Se clicar em agendar o sistema irá abrir a agenda técnica para seleção do dia e turno da visita técnica

Informações dos atendimentos

  • Ao clicar em “cancelar visita”, o sistema irá abrir um atendimento PENDENTE que ficará na fila do seu setor até que seja resolvido e encaminhado para o setor OPERACIONAL

  • Ao clicar em Agendar visita o sistema irá exibir os dias e técnicos disponíveis para realizar a visita na casa do cliente

Agenda Técnica

nota

Será aberto um atendimento do tipo alteração de endereço para cada contrato marcado na alteração. Será necessário agendar visita para cada um dos atendimentos. Caso tenha algum problema no agendamento, deverá ser verificado com setor operacional conforme explicado em Agendando a Instalação do Plano Contratado