2.1.2 - Processar Retorno
Para processar os retornos bancários, deverá ser selecionada a forma de cobrança. Em seguida escolher o local do arquivo.
Ao selecionar o arquivo iremos analisar o arquivo. Nessa análise o sistema irá fazer as referências dos pagamentos do arquivo de retorno com as faturas em aberto no sistema.
Caso seja selecionado um arquivo já processado o sistema irá identificar e alertar o usuário que já houve o processamento.
Após selecionar o arquivo iremos clicar na opção Analisar arquivo o sistema irá apresentar um resumo dos valores e faturas encontradas e não encontradas.
A análise do arquivo de retorno pode apresentar faturas não encontradas por 2 motivos:
-
Não existe a numeração do boleto pago na nossa base de dados. Nesse caso é prudente utilizar a ferramenta de pesquisa de boletos, acessando Modulo Financeiro – Pesquisar boletos e notas fiscais: Nos filtros pode ser informado o número do boleto ou documento ou parte dele. O sistema fará uma busca completa de todas as faturas que contém dados iguais ou semelhantes aos informados nos filtros.
-
O cliente realizou o pagamento do boleto em duplicidade, ou seja, pagou o mesmo boleto mais de uma vez. Nesse caso o sistema irá apontar quem é o cliente, mas não conseguirá efetuar a baixa pois o mesmo já se encontra pago no sistema.
Também pode ser emitido um relatório para conferência dos arquivos processados no sistema em Financeiro – Relatórios - FATURAMENTO - Processamento Arquivo Retorno
Após as análises realizadas, iremos conferir os valores com o arquivo do banco (francesinha). Os valores totais da francesinha somados dos TOTAIS DE LIQUIDAÇÃO de todos os tipos de carteira do arquivo deverão ser iguais aos campos somados por forma de cobrança.
Veja no exemplo: Valor total BANCO SANTANDER – LT = 339.539,67
Valor total na francesinha: 339.623,53 -83,86 = 339.539,67
Valor total FATURA DIGITAL- SANTANDER = 1.892,72
Valor total FATURAS NÃO ENCONTRADAS = 304,27
Se os valores estiverem de acordo, iremos exportar o resumo do processamento do retorno e armazenar para futuras conferências. Os valores desse relatório também precisam fechar com os valores totais da análise do arquivo e da francesinha.
Em seguida iremos clicar na opção “processar retorno” e aguardar enquanto o sistema realiza as baixas em faturas. O tempo de processamento irá variar de acordo com a quantidade de pagamentos do arquivo de retorno.